CARIMBÓ
O Carimbó é uma dança que tem influência africana, indígena e portuguesa. O Carimbó é, inclusive, conhecido nacionalmente (por estudiosos em folclore) como a única dança brasileira, onde se percebe visivelmente a influência dos três povos que formaram a sociedade brasileira: o batuque africano; os instrumentos indígenas e coluna curvada, da forma como dança esse povo; e o estalar de dedos dos portugueses. O Carimbó é marcado pelo uso de um atabaque - um tambor que é feito de um tronco escavado com cerca de 1m de comprimento por trinta centímetros de diâmetro, coberto com couro de veado.Os dançarinos apresentam uma coreografia onde os pares dançam soltos. O cavalheiro comanda os passos seguido pela dama, onde dão inúmeras voltas sempre obedecendo o ritmo dos instrumentos e lembrando uma dança de roda. Sua característica fundamental e inconfundível é a dança livre, com a marcação do ritmo com a perna direita e arrastando a esquerda e vice-versa, conforme a tendência do dançarino.
Os braços se elevam acima dos ombros em forma de “L” e acompanham o gingado do corpo. O traje usado pelos dançarinos são saias longas e rodadas e blusas brancas com folhos para as mulheres; roupas comuns com um lenço em volta do pescoço e as pernas das calças arregaçadas um pouco acima dos tornozelos para os homens.
O carimbó pode ser encontrado em restaurantes típicos, coreografados por grupos de dançarinos, ou nas boates e casas noturnas de Belém e principalmente na cidade de Marapanim (PA) - "A Terra do Carimbó". Fonte: www.belem.pa.gov.br