Subcategorias
Brega Marcante 1052
Brega do Passado 334
Melody 582
Tecnobrega 403
Destaques 164
Rock 56
Zouk 86
Reggae 24
Boi Bumbá 14
BOI BUMBÁ
O Boi Bumbá do Norte mistura as várias culturas: a indumentária do branco europeu, o atabaque do negro e a coreografia no índio. História dramatizada, conta detalhes da captura e morte de um boi por fazendeiros. O momento de clímax é a ressurreição do Boi, onde todos dançam e cantam festejando em torno do animal.Fonte: www.belem.pa.gov.br
Carimbó 67
CARIMBÓ
O Carimbó é uma dança que tem influência africana, indígena e portuguesa. O Carimbó é, inclusive, conhecido nacionalmente (por estudiosos em folclore) como a única dança brasileira, onde se percebe visivelmente a influência dos três povos que formaram a sociedade brasileira: o batuque africano; os instrumentos indígenas e coluna curvada, da forma como dança esse povo; e o estalar de dedos dos portugueses. O Carimbó é marcado pelo uso de um atabaque - um tambor que é feito de um tronco escavado com cerca de 1m de comprimento por trinta centímetros de diâmetro, coberto com couro de veado.Os dançarinos apresentam uma coreografia onde os pares dançam soltos. O cavalheiro comanda os passos seguido pela dama, onde dão inúmeras voltas sempre obedecendo o ritmo dos instrumentos e lembrando uma dança de roda. Sua característica fundamental e inconfundível é a dança livre, com a marcação do ritmo com a perna direita e arrastando a esquerda e vice-versa, conforme a tendência do dançarino.
Os braços se elevam acima dos ombros em forma de “L” e acompanham o gingado do corpo. O traje usado pelos dançarinos são saias longas e rodadas e blusas brancas com folhos para as mulheres; roupas comuns com um lenço em volta do pescoço e as pernas das calças arregaçadas um pouco acima dos tornozelos para os homens.
O carimbó pode ser encontrado em restaurantes típicos, coreografados por grupos de dançarinos, ou nas boates e casas noturnas de Belém e principalmente na cidade de Marapanim (PA) - "A Terra do Carimbó". Fonte: www.belem.pa.gov.br
Carnaval 18
Cumbia 156
CUMBIA
A tecno cúmbia, como é conhecida no Peru e parte da América do Sul, é um gênero musical baseado na cúmbia. A cúmbia tradicional que nasceu e se desenvolveu na Colômbia, onde ao longo dos anos foi exportado para o resto do mundo, sendo aceito e assimilado graças ao som e ritmo que são produzidos com a utilização dos instrumentos tradicionais.A tecno cúmbia é a mesma cúmbia, mas interpretada com instrumentos modernos que lhe dão um ritmo especial e diferente. A cúmbia é parte de um ritmo tropical que veio da África e que chegou à Colômbia através dos escravos que chamavam de "cumbé" e que mais tarde passaram a chamar de cúmbia. Do ritmo que os africanos trouxeram é que nasceram a salsa, o merengue, a soca e outros ritmos que hoje em dia desfrutam de grande aceitação. Fonte: www.rossywar.com
Forró 28
Guitarrada 46
GUITARRADA - A TRADIÇÃO DA MÚSICA INSTRUMENTAL POPULAR PARAENSE
A guitarrada é um gênero musical criado por Mestre Vieira, de Barcarena (PA), em que a guitarra faz sempre o solo em ritmos como cumbia, carimbó e merengue. A guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas” (1978). A inovação do disco foi apresentar temas instrumentais para guitarra, sempre valorizando os rítmos amazônicos e caribenhos. Mestre Vieira, tem seu trabalho fortemente influenciado pelo choro e revelou-se virtuose ainda criança. Depois de ter tocado bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro, ele só teve contato com a guitarra elétrica na década de 70.Mestre Curica, também está ligado à tradição musical paraense. Ao lado de Verequete e Pinduca, é um dos importantes artistas que tocam carimbó. Ele foi o principal arranjador dos discos de Verequete e participou do primeiro registro de carimbó em disco, no ano de 1971. Curica também fabrica seus instrumentos e é considerado um dos responsáveis pela popular utilização do banjo nos arranjos de carimbó.
Aldo Sena, conta que se apaixonou pela guitarrada quando ouviu o disco “Lambadas das Quebradas”, de Mestre Vieira. No mesmo ano, Aldo Sena já estava apresentando ao público o seu trabalho autoral, feito com a banda Populares de Igarapé-Miri.
Fonte: www.oliberal.com.br